Dicas para fazer compras na internet

4 jun

Muita gente ainda tem dificuldade em comprar online, seja por falta de confiança, por não saber mexer direito na internet, por medo de não receber o produto, por não saber qual numeração escolher, não confiar na qualidade só por fotos, etc…

Como-fazer-compras-pela-internet

Eu compro quase tudo pela internet, sério. A praticidade de entrar em um site e escolher o que quero é muito maior do que ir na loja, procurar, experimentar, etc… Além disso, eu adoro receber encomendas. Então aquele momento em que a caixinha chega em casa é uma alegria sem fim. Eu AMO abrir encomendas !!!

Por isso, resolvi fazer esse post pra compartilhar algumas dicas que podem te ajudar (e MUITO) na hora de se aventurar por esse mundo de compras na internet. Essas dicas também servem para quem já realiza compras na internet ok ?!

DICAS PARA FAZER COMPRAS PELA INTERNET

1. Lojas conhecidas: Se você nunca comprou pela internet, quer comprar, mas tem medo da loja não ser confiável, comece realizando compras em lojas que você já conhece. Ou seja, sabe aquela loja física que você já conhece e já comprou ? Então, procure se ela tem loja online para realizar compras também.  Isso reduz a probabilidade de você ter algum problema com a loja, pois você já conhece a loja, a qualidade dos produtos, etc.

marcas online

2. Primeira troca grátis ou troca em loja física: Outro motivo que gera dúvida nas compras pela internet é a questão da troca. E se eu não gostar ? E se não der em mim e eu quiser trocar ? E se eu quiser meu reembolso ? Pra isso não ser mais um problema, antes de efetuar uma compra procure saber se a loja possui primeira troca grátis ou possibilidade de troca física.

Com relação a troca grátis online guarde a embalagem em que recebeu o produto e a nota fiscal, pois você poderá precisar. Você deverá entrar em contato com a loja para solicitar a troca (eles te explicarão todo o passo a passo) ou o reembolso.

Já para troca física é muito mais simples, você só vai precisar levar o produto com a nota fiscal na loja e trocar pelo que quiser. Dessa forma fica mais fácil comprar online, pois você vai poder trocar ou pedir o reembolso se não gostar, além de que a primeira troca sendo grátis você se livra do custo de envio ne ?!

troca

3. Procure sobre a reputação da loja: todo mundo já deve ter visto alguma notícia sobre alguém que fez uma compra pela internet e nunca recebeu o produto, nem reembolso, isso porque a loja era pirata, falsa. Com isso, ficamos com certo receio de acontecer conosco também, é claro. Mas calma, para isso ser evitado ao máximo você precisa, antes de efetuar a compra, buscar saber mais sobre a reputação da loja.

Sites como o Reclame Aqui e o E-Bit são perfeitos para encontrar essa informação. Você consegue ver as principais reclamações e problemas que a loja pode ter, se esses problemas foram resolvidos, como foram resolvidos, o tempo de resposta da loja, sua avaliação, se voltariam a fazer negócio, etc. Com isso, você fica preparado para qualquer problema que possa acontecer e também consegue ver a credibilidade da loja para saber se deve ou não arriscar comprar nela ne ?!

Veja quais meios de pagamento a loja aceita, pois existem alguns meios como PagSeguro que te dão maior segurança para realizar compras. E além disso, se você encontrar um site com preços incrivelmente baratos, mas que você não viu em lugar algum falando sobre a confiabilidade da loja e nem conhece ninguém que já tenha comprado nele, FIQUE ESPERTO ! Pois geralmente sites assim tem grandes chances de serem falsos e você pode correr riscos.

reputação

4. Saiba as medidas e especificações do produto: tenha sempre atenção com as especificações dos produtos antes de comprar, veja sobre o material, tamanho, cor, etc. No caso de roupas, muitas vezes surge aquela dúvida: mas como eu vou saber meu tamanho ? Busque no site da loja a tabela de medidas. Nessa tabela você consegue ver em centímetros quanto cada área do corpo serve pelo tamanho da loja.

Uma dica legal sobre isso é você arranjar uma fita métrica e medir os principais pontos do corpo: busto, cintura e quadril. Ai você salva suas medidas no seu celular e pronto. Sempre que tiver dúvidas sobre seu tamanho, cheque a tabela de medidas da loja com as suas medidas. E na dúvida, opte sempre pelo número maior, pois é mais fácil ajustar e diminuir uma peça que ficou grande do que aumentar uma peça que ficou pequena ne ?

tabela de medidas

5. Busque descontos: uma das maiores vantagens de comprar online é conseguir descontos ou brindes que não são oferecidos na loja física. Muitas vezes estou numa loja e gosto de um produto e quero comprar, mas antes de efetuar o pagamento eu entro logo no site da loja (se tiver site, é claro) e procuro se o mesmo produto está lá. Se eu encontrar o produto no site começo minha busca por descontos. Procuro cupons de desconto, frete grátis, todos os tipos de vantagens que comprar online possa me fornecer. Já consegui baratear em quase 50% alguns produtos só por ter feito essa busca antes.

Mas claro, você precisa decidir qual o nível de urgência daquela compra. Se você precisar do produto pro mesmo dia, melhor comprar na loja física. Agora, se você não tiver urgência e puder esperar pelos dias de entrega, vale a pena procurar um desconto, as vezes o preço que você vai pagar no site (mesmo tendo que esperar pela entrega) vai compensar muito mais do que comprar na loja física ne ?!

Aqui no blog já teve um post falando sobre como encontrar descontos pela internet, dá uma olhada clicando aqui.

desconto

Fiz um vídeo resumido explicando sobre as dicas, dá uma olhada e curte pra ajudar na divulgação ! 🙂

 Vídeo: 5 dicas para fazer compras pela internet

Espero que tenham gostado dessas dicas. Se alguém tiver mais alguma dica ou dúvida, deixa aqui nos comentários.

Beijos,

Gabi

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: