Maquiagem vencida ? Nem pensar !

20 maio

Muita gente não sabe e/ou não procura saber a validade dos seus produtos de maquiagem, cosméticos e dermocosméticos. Usam até o final ou até o momento em que o cheiro, textura ou cor modifica. Contudo, não é bem assim.

Produtos vencidos, mesmo que permaneçam com textura, cor e cheiro normais, podem causar sérios problemas de pele, como: reações alérgicas, inflamações, coceira, inchaço, bolhas, vermelhidão e acne.

Isso ocorre porque, quando a validade do produto acaba significa que os conservantes dele não funcionam mais (ou com a mesma eficácia), o que deixa os produtos que utilizamos no rosto mais propícios a contaminação e proliferação de bactérias e fungos. Por isso, é muito importante ficar de olho no prazo de validade e não utilizar produtos vencidos.

validade-cosméticos.jpg

De olho na validade !

Produtos para pele: em geral possuem validade de 6 à 12 meses. Bases líquidas podem chegar até 12 meses; as que contém óleo duram até 18 meses; já as em pó podem durar até 2 anos. Com relação a blush, iluminador, primer e bronzer: cremosos podem durar até 6 meses e em pó até 2 anos.

Produtos para os olhos: máscaras de cílios e delineadores líquidos duram até 3 meses (a validade é pequenas pois o ambiente escuro, líquido e a entrada e saída frequente de ar quando utilizamos, torna o ambiente ideal para proliferação de bactérias). Delineadores em gel e sombras cremosas duram até 6 meses; lápis de olho e sobrancelha podem durar até 12 meses; já as sombras em pó ou compactas podem durar até 24 meses.

Produtos para lábios: gloss dura até 6 meses, já batons e lápis de boca duram até 18 meses.

alergia-maquiagem-vencidade

Principais riscos em usar produtos vencidos

  • Rosto: pode causar dermatites, alergias, acne.
  • Olhos: pode causar conjuntivite, irritações e alergias.
  • Lábios: pode causar infecções por fungos, como candidíase, ou por bactérias. guia-dos-pinceis-de-maquiagem

Atenção !

  • Maquiagens devem ser guardadas em locais limpos, secos e arejados. Caso contrário o processo de deterioração de seus princípios ativos pode ser acelerado. Não se recomenda guardar no banheiro, pois é um local úmido.
  • Caso você não encontre a validade exata do produto, fique sempre atenta a cor, textura e cheiro. Qualquer alteração, suspenda o uso.
  • Maquiagem é de uso pessoal, não deve ser emprestada. Batons e máscaras de cílio, por exemplo, entram em contato com áreas mucosas, isso quer dizer que são mais suscetíveis a infecções como micoses, impetigo e herpes.
  • Lave sempre seus pincéis e esponjas, antes de emprestar para alguém ou para uso próprio de 15 em 15 dias (caso você os utilize com muita frequência). Pincéis e esponjas carregam pele morta quando utilizados, e isso gera alta proliferação de bactérias e fungos.

Espero que tenha gostado das dicas e fique de olho nas suas maquiagens !

Beijos, Gabi


Quer acompanhar os conteúdos em tempo real ? Me siga nas redes socais  Instagram e Snapchat: gabichaves93

Quer desconto de R$20 na primeira corrida com uber ? Só usar o código ubergabichaves 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: